Paisagem

O território da União de Freguesias de S. Sebastião da Giesteira e Boa-Fé é dominado por importantes e extensos montados e em bom estado de conservação, maioritariamente de sobro, mas também de azinho ou mistos em zonas mais restritas.

Em subcoberto dispõem-se arrelvados mediterrânicos, de floração primaveril ou estival, que conferem à paisagem cores únicas.

Bastante originais são os montados mistos de sobro e carvalho-negral, uma espécie que, segundo o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, tem aqui o limite sul da sua área de distribuição. Regista-se ainda a presença de alguns sobreirais de pequena dimensão e vários exemplos de comunidades de espinhais, matagais densos que em Portugal são exclusivos da região de Évora.

A região é atravessada por diversas ribeiras, com vegetação ripícola de amiais e salgueirais e a fauna também tem particularidades já que se trata de uma zona de grande importância para o morcego-rato-grande e o morcego-de-ferraduramourisco que se alimentam na área de montado, assim como o rato de Cabrera e que pode vir a promover a ocorrência de lince-ibérico ou permitir a sua reintrodução a médio/longo prazo.